Pular para o conteúdo principal

Nostalgizar

Nostalgizar. Palavra nova, pelo menos para mim. Melhor seria classificá-la como desconhecida até então. Segundo o dicionário: nostalgizar. V. t. d. Infundir nostalgia em; tornar nostálgico. nostálgico. Adj. 1. Em que há nostalgia 2. Que sofre de nostalgia. nostalgia. [De nost(o)- + -alg(o)- + -ia] S. f. 1. Melancolia produzida no exilado pelas saudades da pátria 2. Saudade – " Pois, senhor, curioso. No meio de uma paixão ardente, tão sincera... Eu ainda estou na minha; acho que foi a nostalgia da lama" (Machado de Assis, História sem Data, p.55)
Está tudo isso, e mais um pouco, na página 1.200 do Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. Se bem que novo é eufemismo, já que, considerando os remendos da capa, deve ser uma edição bem velhinha. Talvez não tão velha quanto as minhas lembranças... No meio de uma tarde de um dia de trabalho que será longo, fui nostalgizada pela nostalgia de uma colega de trabalho. Nela, a saudade veio com o e-mail de uma amiga que reapareceu para dizer que vai casar. Bastou vê-la com os olhos voltados para o canto superior esquerdo, olhar de quem busca lembranças na memória, para que os meus seguissem na mesma direção.
No meu caso, nenhuma amiga vai casar, pelo menos não que eu saiba. Mas são tantas as pessoas queridas que ficaram no passado... É aquele sentimento que dá quando, anos depois, se encontra um amigo de infância, o primeiro namorado, a paixão platônica da adolescência, aquele amor que era para sempre. São muitos os momentos que, se tivesse chance, puxaria com força para perto de mim. De novo... Mas se o DE NOVO não é possível, pensemos então no NOVO, porque se ele for bom, fatalmente ganhará a companhia de um DE e aí... Eu nostalgizarei, tu nostalgizarás, ele nostalgizará, nostalgizaremos todos nós.

Comentários