Pular para o conteúdo principal

Lágrimas

Querida filha,
Você ainda é tão jovem... Mas um dia vai descobrir que são muitos os motivos que fazem as lágrimas saírem dos nossos olhos e escorrerem pelo nosso rosto. Lágrimas que, apesar do gostinho salgado, podem adquirir sabores diversos. Acredite, é possível chorar lágrimas doces, amargas, ácidas... As doces são as melhores, porque representam emoções boas. Uma homenagem, uma boa lembrança, um reencontro, uma conquista... Já as amargas são companheiras da tristeza, da dor e do sofrimento, sejam eles físicos, como um corte ou um arranhão, ou emocionais, como a perda, a despedida, o rompimento... Ácidas são aquelas que refletem sentimentos que, como a raiva e o ódio, nos fazem muito mal.
Isso tudo pode parecer muito complicado para os seus poucos anos... Afinal, as lágrimas que costumam percorrer seu lindo rostinho são quase que um reflexo instintivo e natural. A dor de um arranhão, a contrariedade de receber uma bronca da mãe, do medo de escuro... Mas nós adultos, complicados que somos, choramos por muitas outras coisas, boas e más. Choramos quando nos cortamos, o que não é bom; e choramos também quando ficamos triste por causa da briga com o namorado, o que é pior ainda. Mas não pense que é sempre triste! Não é. Não chegamos a abrir o berreiro, mas choramos com vontade quando estamos felizes também. Emoções boas como receber a carta de um amigo que não vemos há muito tempo, fazem nossos olhos se encherem d’água. E você sabe que quando isso acontece, por mais que a gente tente impedir fazendo careta, essa água foge em forma de lágrima.
Se você ainda não ouviu, um dia vai ouvir alguém dizer que o choro lava a alma. Não é uma frase muito criativa, mas é verdade. Outra, essa certamente alguém já lhe disse, é: não chora não! Pois eu digo o oposto. Chore sempre que tiver vontade, seja qual for o motivo. As lágrimas são a prova de nossa sensibilidade, de nossa capacidade de se emocionar. Não tenha vergonha disso! Emocione-se sempre e muito! A mim, só resta desejar que na vida, que está só começando para você, as emoções boas superem as ruins e as lágrimas sejam sempre doces.
Com emoção e lágrimas nos olhos,
Sua mãe.

Comentários

Anônimo disse…
Com lagrimas correndo pelo rosto, venho aqui comentar sobre seu ultimo post...
Nossa, que coisa mais linda...
Foi vc que escreveu ou eh mesmo uma carta da sua mae???
Fiquei curiosa...
Beijo grande.
Maira
Anônimo disse…
Não sei como pousei neste site, mas gostaria de parabenizar por palavras tão lindas para uma filha. Inclusive a idéia de se escrever para os filhos enquanto estes estão pequenos. Não sabemos o dia de amanhã e este tipo de mensagem é um presente maravilhoso para o futuro emocional deles! Parabéns para esta mãe tão sensível e amorosa.
Ana Castro