Pular para o conteúdo principal

Amizade

Já escrevi para revistas de diferentes estilos e apesar disso, ou talvez por isso, tenho grande resistência às novidades apresentadas por elas como verdades últimas, aos novos conceitos que parecem inquestionáveis e às teorias que são definitivas até a próxima edição. Mas eu leio tantas revistas quanto posso, acredito desacreditando e adoro.

Gosto, especialmente, quando o que está impresso nas páginas é lido por mim de uma forma especial, com identificação e cumplicidade, como idéias que sussurram minhas verdades, sejam elas verdadeiras ou não. Foi o que aconteceu esta semana, quando li uma reportagem sobre amizade feminina.

Havia, claro, a lembrança de conhecidos estereótipos e pré-conceitos como aqueles que dizem que mulheres não conseguem ser amigas de verdade porque estão sempre competindo, que a tão propalada lealdade masculina se afasta ainda mais das mulheres quando o assunto é beleza, homem ou carreira.

Fosse só isso, eu não consideraria nenhuma das cinco páginas de texto, mas a matéria foi além, ouvindo amigas e uma socióloga que ensinou (não seria uma revista feminina sem uma dica) como identificar amigas importantes. Segundo ela, são duas as perguntas a serem feitas: Para quem você liga quando alguma coisa muito boa ou ruim acontece? Se essa pessoa não estivesse mais por perto, sua satisfação geral com a vida diminuiria?

Das pessoas que respondi na primeira pergunta, de todas eu disse sim na segunda questão. Todas especiais como, afinal, são sempre as amigas e os amigos. Mas lembrei, pela saudade, com mais intensidade de uma amiga importantíssima que está geograficamente longe. Mudança ainda recente e muito sentida mas que não diminuiu a minha satisfação com a vida.

Satisfação inabalada porque ela e algumas outras pessoas que estão, agora, distantes no tempo e no espaço, têm lugar no coração e na memória das muitas histórias vividas. Alguém (eu mesma) escreveu: “Talvez seja meu o destino dos amores de passagem e o das amizades distantes”. Seja com for, são para sempre verdadeiros.

Comentários

nat disse…
Achei legal as perguntas para descobrir as amizades importantes a nossa volta. Sem dúvidas, amigos são ESSENCIAIS na nossa vida, existem aqueles que ficam conosco por todas as nossas caminhadas e aqueles que marcam apenas um tempo determinado, mas que marcam com a intensidade com quem participaram de nossas vidas :)