Pular para o conteúdo principal

É só futebol. E você, o que é?

Futebol, para mim, tem a ver com a presença, mesmo que não mais física, do meu pai; com a família unida no estádio, diante da TV ou ao lado de um rádio, mesmo que de pilha. Tem a ver com encontrar, reencontrar e fazer amigos. Tem a ver com se desligar e, por vezes, até anestesiar a rotina ou momentos não tão felizes.

Tem a ver com este tal de espírito esportivo que dizem por aí que existe. Existe mesmo? Como ele é? Para mim ele é amigável, pode até provocar os mais chegados, mas não é agressivo, não esquece o respeito pelo “rival” – entre aspas porque o rival, na verdade, é um semelhante que apenas torce por outro time!

Para mim, futebol envolve paixão, claro, e sei que quando há paixão pode haver, em alguns momentos, exageros e até excessos. Mas acho que as reações despertadas pela paixão pelo futebol (ou pelo que quer que seja) refletem o que a pessoa é na vida. A postura, a educação, o caráter...

Para mim, as tristes cenas em Joinville e tudo que foi escrito por aqui ou gritado por aí (tanto as palavras que devem ser lamentadas quanto as que merecem ser enaltecidas) confirmam isso. Mesmo que para mim futebol seja muita coisa, é só futebol. Já o que eu sou, sou na vida, não apenas no futebol!

Comentários